Cursos para trabalhadores Higiene Ocupacional – Agentes Químicos - Marcos Domingos - Módulo 7

Higiene Ocupacional – Agentes Químicos - Marcos Domingos - Módulo 7

Por Marcos Domingos

OBJETIVOS
Expor as recentes alterações das NR 01 e NR 09 que tratam de gestão de risco, debater formas de criar um "inventário de risco" e de aplicação na avaliação qualitativa da exposição ocupacionais aos agentes químicos. Além disso, será feita uma revisão dos conceitos dos limites de tolerância, metodologias, procedimentos aplicados à avaliação qualitativa (APR-HO) e quantificação das concentrações de aerodispersóides, gases e vapores. Espera-se que ao concluir o curso, o aluno possa elaborar um plano de prevenção com interpretação dos dados obtidos e implantação de medidas de controle.

MÓDULO APR – HO
O que é Higiene Ocupacional
Estatísticas de Doenças Ocupacionais
Conceito de Risco e Perigo
Gestão de Riscos
Inventário de “Riscos” (agentes ambientais)
Análise (abordagem) dos Ambientes de Trabalho
GSE (GHE) – Grupo Similar de Exposição
Matriz de Risco
Estimativa Preliminar de Riscos
Definições e Conceitos
Dados de adoecimento
Estrutura de Programas de Gestão
Avaliação Qualitativa dos Agentes Ambientais
Estratégia de Amostragem – AIHA
Estimativa Qualitativa de Concentrações
Efeitos à Saúde

MÓDULO Limites de Exposição Ocupacional
Origem e definições
Princípio de Toxicologia
Agências de Estudos dos LEO
TLV da ACGIH
Tipos de TLV
Limites de Tolerância da NR 15
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
História, definições técnicas e legais.
Conceito de dose-resposta
Organizações governamentais e técnicas
TLV-TWA, TLV-STEL, TLV-C, TLV-MISTURA
NR 15 – LT-MPT, LT-Valor Teto, LT – Valor Máximo

MÓDULO Legislação, Fundamentos da avaliação de agentes químicos
NR 15 – Anexos 11 e 12
Princípios de fisiologia e anatomia do sistema respiratório
Particulados Inaláveis, Torácicos e Respiráveis
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Aspectos obsoletos do Anexo 11 depois de 42 anos de existência. Selecionadores de partículas.

MÓDULO Metodologias de Avaliação Ambiental
Métodos NIOSH
Laboratórios Acreditados
Calibração de bombas de amostragem
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Definir dos tempos de amostragem
Interpretação dos relatórios de ensaios químicos
Planilha de campo

MÓDULO Interpretação de Resultados de Avaliação
TEMAS PRINCIPAIS
Interpretação dos dados de laboratório.
Estatística aplicada em higiene ocupacional
Exemplos de análises de resultados
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O que é importante no relatório de ensaio químico
Planilha da AIHA de tratamento estatístico
Médias, Intervalos de Confiança, Desvio Padrão etc.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da área de segurança e saúde no trabalho (engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho

Sobre Marcos Domingos

Marcos Domingos da Silva - Mestre em higiene ocupacional pela Colorado State University (Colorado – EUA), formado em tecnologia mecânica pela UNESP – FATEC – Faculdade de Tecnologia de S. Paulo, tecnologista sênior da Fundacentro (Ministério do Trabalho) de 1975 a 2011, presidente da ABHO -Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, em dois mandatos (2003-06 e 2006-09), presidente do IAC – International Affairs Committee da AIHA – American Industrial Hygiene Association (2009-10), professor do Curso de Difusão em Tecnologia Nuclear Básica – CTMSP promovido pela Marinha do Brasil, ex-professor do PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia da USP – Universidade de S. Paulo, membro da equipe que redigiu a NR 15, em 1978, conferencista e autor de vários artigos técnicos na área de higiene ocupacional. Recebeu ao longo da sua carreira várias homenagens, tais como uma placa de reconhecimento de seu trabalho na Fundacentro, Comenda de Honra ao Mérito pela ANIMASEG, troféu de destaque em liderança outorgado pela AIHA, etc. Atualmente atua com consultor sênior da Doulos Ambiental S/S Ltda., empresa especializada em higiene ocupacional, que desenvolve estudos e programas educacionais para várias organizações, tais como: Petrobras Distribuidora, Votorantim Metais, Goiasa, Braskem, Indústrias Klabin, Sindicom, WestRock, Mahle, etc. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Proteção. Instrutor de treinamentos oferecidos “in company” para várias organizações, tais como: SGS Academy, Vale Fertilizantes, AES São Paulo, Votorantim Metais, WFacciolli, TopSeg, Klabin, além de eventos públicos organizados pela Proteção Eventos. Acumula 45 anos de experiência nos estudos dos riscos ambientais.