Cursos para trabalhadores Ruído e Dosimetria - Mario Fantazzini

Por MARIO LUIZ FANTAZZINI

Certificado de conclusão

OBJETIVOS
Capacitação básica no agente ruído, em termos de avaliação ocupacional e utilização de Dosimetria de Ruído

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Som; Ondas de pressão; Frequência e intensidade; Pressão sonora; Decibel; Curvas de Compensação e Audibilidade; Respostas dinâmicas (exponential averaging); Valor rms e valor de pico verdadeiro; Critérios Ocupacionais; NR-15; Limites de tolerância; Prática da Dosimetria; Dose e nível médio de exposição; Nível equivalente; Pressuposto de proteção com os critérios de q=5 e q=3; Cuidados operacionais; Tamanho de amostra; Representatividade; Fidedignidade; Teste São Tomé para dosímetro; NHO-01, características; NEN e NEN modificado para q=5 e Discussão conceitual.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da área de segurança e saúde no trabalho (engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho).

* Tempo total de videoaula: 3h35m22s.
Recomendamos que reserve em média 1 hora e 30 minutos para a leitura da apostila.
Caso deseje rever algum módulo, não se preocupe. Ao concluir o último módulo do curso e gerar o certificado, você terá mais 30 dias corridos com todos os módulos liberados.

** As dúvidas referentes a este curso deverão ser encaminhadas ao e-mail contato@universidadeprotecao.com.br e serão respondidas via live de mentoria, que ocorre trimestralmente e divulgada pelas redes sociais da Universidade Proteção.

Sobre MARIO LUIZ FANTAZZINI

Mario Fantazzini - ENGO. Mecânico e de Segurança, Higienista Ocupacional Certificado pelo ABHO – HOC – 005; Atua na área há 45 anos; Consultor Independente; Vice Presidente de Estudos e Pesquisas da ABHO (Ass. Brasileira de Higienistas Ocupacionais); Desenvolveu o primeiro módulo no Brasil sobre Estratégia de Amostragem de Agentes Ambientais, em 1992, no Programa de Formação de Higienistas do Itsemap do Brasil; Trabalhou na Fundacentro por 13 anos, tendo sido pesquisador higienista, chefe do setor de riscos físicos da Divisão de Higiene e Diretor Técnico. Foi Diretor Técnico do Itsemap do Brasil por 14 anos. Desenvolveu o Programa de Formação de Higienistas; Professor Pleno da FATEC SP por 35 anos e professor dos cursos de pós-graduação de engenheiros de segurança e médicos do Trabalho em muitas instituições, destacando-se a Fundacentro, USP, Santa Casa, FEI, Oswaldo Cruz, UNICAMP; É professor de EAD e colaborou no projeto do Curso de Especialização de Higienistas do PECE – POLI (USP); Possui mais de 20 títulos como autor, co-autor e participante em obras de segurança, análise de riscos e higiene ocupacional, além de artigos publicados em revistas da área e Possui uma página técnica mensal na Revista Proteção, desde 2002.

Ruído e Dosimetria - Mario Fantazzini - Módulo 1
Ruído e Dosimetria - Mario Fantazzini - Módulo 2
Ruído e Dosimetria - Mario Fantazzini - Módulo 3
Ruído e Dosimetria - Mario Fantazzini - Módulo 4